MAUÁ (SP)
+ SOBRE FOTO:
Trata-se de um exemplar da EAOSA fotografado entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90 no Pq. Dom Pedro. Nota-se, de acordo com o posicionamento do ônibus, que nesta época a disposição das plataformas era diferente das configurações mais atuais. Não posso afirmar se este modelo da foto rodou em outro estado antes de operar pela EAOSA, pois nota-se que o modelo em questão possui conservação escalonar de média para baixo. Sobre sua motorização trata-se de uma configuração simples, usual e típica da época. A carroceria é a primeira geração do modelo Alvorada da tradicional encarroçadora fluminense. Nesta época ninguém poderia imaginar que décadas depois a Ciferal seria incorporada a Marcopolo. Essa linha com destino ao Jd. Zaíra, em Mauá existe até hoje e ainda é operada pela EAOSA, mas assim como todas as outras que também faziam final nessa região, seu trajeto está limitado a partir do Terminal Sacomã, de onde parte todas as linhas metropolitanas em direção ao ABC e que um dia já tiveram seu ponto final neste mesmo lugar da foto.
+ SOBRE A PINTURA:
+ SOBRE A PINTURA:
Não há muita explicação sobre esse padrão de pintura. Trata-se apenas de um esquema simples, de aplicação de cores sólidas sobre um layout reto e usual, neste caso mantido as cores típicas da EAOSA (Laranja, Creme, Verde Claro). Esse padrão de pintura foi o último aplicado pela EAOSA e até muito recente havia ainda um único exemplar que ainda circulava com esse padrão. Era um Busscar Urbanus I, com três portas, prefixo 896. Atualmente esse mesmo Urbanus I já possui a pintura de acordo com a padronização metropolitana.
+ SOBRE A EMPRESA:
+ SOBRE A EMPRESA:
A EAOSA é bem conhecida por nós, amigos do hobby. Porém sua notoriedade infelizmente não se dá por exemplos de conservação e manutenção. Ao contrário, sua frota, que já fora muito melhor conservada do que é atualmente, recebe as chamadas mutações e variações que para uns é divertido ver modelos no melhor estilo Home-Made, mas para outros essas criações próprias da EAOSA são uma verdadeira bizarrice. Alguns exemplos:
- Ciferal Mega Bus Articulado: Este modelo possui tanto configuração original herdada da exista CTC, do RJ como variações que o confundem com o GLS Bus Articulado da mesma encarroçadora. Há ainda uma outra variante em que a frente é de GLS Bus, mas a traseira desse mesmo articulado é de um Padron Rio, também da Ciferal.
- Ciferal Mega Bus Articulado: Este modelo possui tanto configuração original herdada da exista CTC, do RJ como variações que o confundem com o GLS Bus Articulado da mesma encarroçadora. Há ainda uma outra variante em que a frente é de GLS Bus, mas a traseira desse mesmo articulado é de um Padron Rio, também da Ciferal.
- Caio Piccolo: Oficialmente esse modelo remete a carroceria de micro-ônibus, mas na EAOSA, que também os possui em configuração original, é possível ver a incrível configuração onde foi aplicada essa carroceria de micro ônibus em um chassi de ônibus grande, que acabou virando uma versão Midi de uma carroceria micro. Isso é possível? Na EAOSA foi. Só não entendo porque a empresa se dá ao trabalho de adequar uma estrutura de um micro num chassi maior ao invés de encarroçar de vez a carroceria proporcional ao chassi.
- Sem falar da “lenda” de que os chassis Scania que rodam atualmente embaixo das carrocerias Apache S21 já rodaram um dia, num passado não tão distante embaixo do modelo Vitória, ambos da CAIO.
+ SOBRE O ÔNIBUS:
Prefixo .: 734
Empresa .: E.A.O.S.A. - EMP. AUTO ÔNIBUS STO. ANDRÉ (Site Oficial)
Motor .: Mercedes Benz
Modelo .: Ciferal Alvorada Padron
Local .: Pq. Dom Pedro, SP




